Sucesso: a diferença está em quem faz e não inventa desculpas

O segredo do sucesso está aqui

O sucesso está intimamente atrelado a capacidade que cada indivíduo tem de fazer aquilo com que se compromete.

Se observarmos as pessoas que conquistaram o sucesso em suas áreas, perceberemos que esse é o ponto comum entre elas: fizeram apesar de qualquer coisa.

Quem faz, faz apesar de estar cansado.

Quem faz, faz apesar da falta de tempo.

Quem faz, faz apesar de ninguém acreditar.

Quem faz, faz apesar de não ter dinheiro.

Quem faz, faz apesar de não ser o melhor.

Quem faz, faz apesar de estar triste.

E eu poderia ficar aqui horas e horas falando sobre as escolhas de quem faz.

 

Mania de justificar tudo

Sempre tive isso comigo: quem quer faz, quem não quer inventa desculpas. Inventar desculpas é a primeira saída de quem não quer fazer, logo, é um ótimo passo para fracassar na vida.

Eu me lembro de quando estava no curso de formação da Polícia Militar do Distrito Federal. Na primeira semana acabei perdendo o horário e cheguei atrasado. No primeiro dia, justifiquei para o meu superior que fazia faculdade a noite, tinha filho e por isso havia chegado atrasado. Ele me olhou no fundo dos olhos e me disse: Soldado, isso explica, mas não justifica.

Acabei sendo punido com uma tarde inteira de faxina no quartel.

Quem não faz, sempre tem alguma ótima razão para não fazer e essas razões sedutoras fortalecem nossas crenças e geram convicções poderosas.

As desculpas são justificativas perfeitas para que nos livremos da culpa por não ter feito o que deveríamos. É a melhor forma de nos perdoarmos pela falta de força de vontade que deveríamos ter tido e não tivemos.

O problema, é que essa estratégia de inventar desculpas e justificativas para aquilo que não foi feito acaba se tornando um hábito que te impede de sair do lugar comum da maioria das pessoas.

 

Sucesso na vida

Um dia desses, estava aguardando um cliente no meu escritório de advocacia, quando ele chegou, se apresentou e a primeira coisa que me disse foi: “E essa crise que não acaba?”

Naquele dia eu estava inspirado e acabei devolvendo sem querer: “A crise existe para quem não aproveita as oportunidades.”

Enquanto gastamos nossa energia justificando nossos fracassos nas coisas que acontecem na vida, jogamos fora a oportunidade de aproveitar grandes oportunidades.

Problemas todo mundo tem. Dificuldades são inerentes a vida humana. Por que será que algumas pessoas conseguem superar e outras não?

O que faz um indivíduo que nasceu sem pernas e braços como Nick Vujicic se tornar um dos palestrantes mais inspiradores do mundo?

E o que faz uma jovem que acabou um relacionamento entrar em depressão, desistir da vida e às vezes até acabar com a própria vida?

O Nick resolveu fazer apesar de não ter pernas e braços. A jovem acabou com a vida por causa uma razão: o fim do namoro.

O sucesso sempre estará ligado ao fato de fazermos apesar de qualquer circunstância. Quanto menos tempo você gastar olhando para o problema, mais tempo terá para buscar soluções e ser feliz.

 

Sucesso no universo dos concursos

No mundo dos concursos públicos já vi de tudo, e desculpa é o que não falta para o fracasso nos estudos.

“O professor é ruim, por isso não vou estudar. Essa matéria é muito difícil e não perderei tempo com ela. A banca mudou de estratégia, por isso fui mal na prova. Falta tempo para estudar por isso não consigo passar”.

São tantas justificativas que as pessoas inventam que nem dá para listar aqui. Diferentemente, os que passam, simplesmente fazem apesar de tudo isso. Estudam apesar da falta de tempo, com professor ruim, com o material que podem comprar.

sucesso
Sucesso nos esportes

Quem passa, passa porque estudou com o que tinha. Não existem muitas pessoas especiais nesse universo, a maioria que passa é normal e consegue porque se esforça.

Essa sempre será a força mais poderosa do mundo: a força de vontade. Ela é capaz de levar qualquer ser humano ao topo. Foi a força de vontade que produziu os maiores atletas do mundo, os empreendedores mais ricos, os líderes mais influentes e os concurseiros aprovados.

 

Assumir a responsabilidade

Se você deseja se destacar na sua área, o primeiro passo é assumir a responsabilidade pelo que acontece na sua vida. Quanto mais responsabilidade você tem, mais chance você terá de produzir ótimos resultados.

Lembre-se que o jogo é interno, é de você com você mesmo! Quando você vence suas próprias limitações, você conquista os lugares mais altos da vida.

Acreditar que tudo depende única e exclusivamente de você é a chave para a emancipação emocional. Você decide o que quer ser, você decide o que pensar, você decide o que sentir.

Quando uma pessoa nasce na favela, ela só se torna bandido se decidir isso. Tem um camarada que comanda um trabalho lindo em uma grande favela em Guarulhos, o Edu Lyra. Ele é a prova viva de que somos quem queremos ser. É uma escolha, uma decisão.

Ele idealizou um projeto lindo chamado Gerando Falcões provando que não importa de onde viemos, o que importa é para onde vamos. Essa é a decisão. Essa é a escolha.

 

Desafio

Diante de tudo que falei aqui, deixo algumas perguntas para você responder. São perguntas poderosas que te ajudarão a ter mais clareza acerca de quem você é, e te ajudarão a definir para onde você pode chegar.

 

Quem eu preciso me tornar para alcançar os resultados que desejo obter?

Quais mentiras tenho contado para mim mesmo?

Que justificativas eu tenho dado para não conquistar o que eu quero?

 

Através dessas perguntas, você terá mais clareza da sua situação e se quiser, poderá assumir o controle de uma vez por todas sobre a sua vida.

E vamos que vamos, a cada dia, em busca da nossa melhor versão!!!

 

Fotos: Aziz Acharki Goh Rhy Yan  Anthony Tran

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *