Maioria: seguir ou não? O efeito da prova social.

maioria

Porque é tão natural para as pessoas seguirem a maioria?

Existe um gatilho mental poderoso que quando acionado faz com que as pessoas executem determinado comportamento. Ele é chamado de prova social. Em linhas gerais, a prova social ocorre quando as pessoas seguem a maioria. O famoso efeito manada. Será que seguir a maioria é sempre uma boa ideia?

O sucesso não vem para a todos!

Atingir a excelência é para poucas pessoas, pelo simples fato de que nem todos tem disposição para perseguir seu sonho até conquistá-lo.

É preciso ser exceção e se destacar da multidão se você quer realmente conquistar o sucesso. Por isso ele acaba chegando as mãos de poucas pessoas.

A maioria não passa em concurso público!

O concurso é para todos, mas nem todos estão dispostos a perseguir o caminho até alcançar a aprovação. É uma porta estreita que só passa quem luta até conseguir. Tem que ser determinado e tem que ter comprometimento com o objetivo.

Quem passa é porque simplesmente determinou o objetivo, focou a energia na conquista dele e não desistiu até alcançá-lo.

Distrações atrapalham nosso caminho

Nossa geração é muito fácil de ser distraída. Com o acesso a uma enorme quantidade de informações diárias, as pessoas se perdem no meio de tanto canal de comunicação, redes sociais, whatsapp, e uma série de recursos que foram criados para ajudar, mas que por vezes nos atrapalham na conquista dos objetivos.

Essas distrações favorecem o comportamento coletivo de seguir a maioria. E para agravar, as vezes as pessoas nem sabem porque estão seguindo, apenas seguem pois a maioria também está seguindo.

É sobre tudo isso que resolvi falar nesse episódio do Divã com Daniel Sena. Aproveito para te convidar a se inscrever no meu canal do YouTube e ficar por dentro de todos os conteúdos que posto semanalmente lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *