Inabalável: como manter a mente sempre assim?

O que é uma mente inabalável?

 

Uma das buscas mais incessantes da minha vida é a de ter uma mente inabalável! Significa ter uma mente capaz de não se afetar com as coisas que ocorrem no mundo exterior.

 

Temos uma tendência natural de permitirmos esse tipo de interferência a medida em que nos relacionamos e vivemos nossas experiências.

 

Contudo, se conseguimos manter nossa mente protegida das interferências ruins nossa felicidade permanecerá por mais tempo.

 

Ter uma mente inabalável é sinônimo de paz perene. Isso porque a maior causa da nossa perturbação interior são as percepções distorcidas que a nossa mente apresenta. E naturalmente o que acontece no nosso mundo exterior é puro reflexo do que acontece no mundo interior.

 

Quando ficamos irritados, com raiva, sem paciência, com tristeza ou outro estado emocional negativo, acabamos perdendo nossa paz. E as vezes isso acontece sem que tenha ocorrido um fato realmente negativo.

 

É possível que a nossa percepção não corresponda a realidade. Então acabamos enxergando algo, não da forma que realmente é.  É a nossa interpretação dos fatos que nos acontecem. Ainda que os fatos sejam ruins, é possível reagir de uma forma positiva. Isso se faz necessário com o fim de mantermos a nossa paz interior.

 

Como manter a mente inabalável?

 

Você pode lutar todas as vezes que receber um estimulo exterior negativo para reagir de uma forma positiva. Como é possível fazer isso? Através da ressignificação. Essa é uma das formas mais eficientes que encontrei para manter minha mente livre das interferências negativas.

 

Ressignificar é dar outro sentido para um acontecimento, sentimento. É decidir como eu quero que aquela informação me afete.

 

Imaginemos uma situação hipotética. Imagine que seu voo seja alterado. Imagine que essa informação frustre sua expectativa afete todos os seus compromissos. Agora imagine como você se sente quando sua expectativa não é suprida. Geralmente ficamos irritados, não é?

 

Pois é… Essa irritação pode baixar os seus recursos emocionais positivos interferindo em todo o seu estado emocional. E o que você ganha com isso? Nada! Simplesmente nada. Pelo contrário, você pode até perder com isso.

 

Agora imagine que diante desse acontecimento frustrante você adote uma postura diferente. Ao invés de ficar murmurando pelos cantos procurando um culpado por tudo aquilo, você resolve ressignificar a situação.

 

Uma forma que pode lhe ser útil é você perceber que o atraso te possibilitará realizar uma reunião pelo telefone com alguém, algo que não seria possível ser feito no voo. Ou então, você acaba aproveitando aquele momento para estudar ou ler um livro.

 

Por que eu devo manter minha mente inabalável?

 

inabalavel

 

 

Quando protegemos nossa mente das percepções ruins, mantemos a nossa paz interior intacta. Paz interior é sinônimo de felicidade. Quando estamos em paz nosso foco é mais eficiente. Concentramos com mais facilidades naquilo que realmente importa. Mantemos nossa motivação apropriada para aquilo que desejamos.

 

Se temos paz interior nos relacionamentos melhor. Acabamos por nos tornar fonte de paz no meio do caos que o mundo vive. Quando ressignificamos temos mais facilidade para aceitar a situação que não tem solução. Agora, se a situação tem solução, ao invés de ficar irritado, você pode focar a sua energia na busca da solução.

 

Ao invés de reagir ao fato, você acaba produzindo uma ação positiva. Ao invés de você ser vítima, você passa a ter domínio sobre as coisas que acontecem. Deixa de ser consequência e passa a ser causa e aqui o jogo vira.

 

Quanto mais sereno você estiver, mais fácil será para resolver os seus problemas. Como diria Stephen R. Covey “a forma como enxergamos o problema é o problema”. Veja que essa decisão de como enxergamos os problemas é totalmente nossa.

 

Logo, a decisão de dar o significado que eu quiser pode me poupar de inúmeras perturbações, mantendo nossa paz em seu grau de equilíbrio ideal para viver.

 

Conclusão

 

Ao colocarmos em prática a capacidade de ressignificar os acontecimentos em nossa vida conseguimos manter a nossa mente inabalável. Mantemos nosso foco, concentração, motivação, paz e alegria de viver. Essa é uma decisão possível para qualquer um. Basta querer e praticar até porque, só a prática poderá dar vida a nossa vontade.

 

Imagem de Rawpixel.comIsabell Winter

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *