Polícia Federal: como ser aprovado nesse concurso?

Conhecendo a Polícia Federal

 

Para muitos concurseiros, passar no concurso da Polícia Federal é um sonho! Nesse artigo, quero mostrar para vocês porque os cargos da Polícia Federal estão entre os mais almejados pelos concurseiros do Brasil.

 

Quero falar também sobre o cargo, a carreira, sobre a instituição, de como você pode se preparar para esse concurso e quais são as expectativas para os próximo concursos para esta instituição. Quero também te mostrar como passar na Polícia Federal.

 

Instituição

 

A Polícia Federal é um dos órgãos de segurança pública previsto no artigo 144 da Constituição Federal. Ela tem como atribuição principal a função de polícia judiciária da União, suas entidades autárquicas e empresas públicas.

 

Além desta função, ela também realiza atividade policial marítima, aeroportuária e nas fronteiras. Como força de segurança pública, a polícia federal tem atuado em diversas operações de relevância no Brasil, como na operação lava-jato.

 

Cargos

 

polícia federal

 

A instituição está organizada em diversas carreiras que podem ser divididas entre as áreas administrativa e policial. A área policial, que é a mais almejada pelos concurseiros, divide-se nas seguintes carreiras:

 

1. Delegado de Polícia – dentre as suas atribuições, podemos destacar a instauração e a presidência dos procedimentos policiais de investigação. O cargo só poderá ser ocupado por bacharel em direito. Para conferir o último edital, clique aqui.

 

2. Perito – basicamente o perito realiza exames periciais em locais de infração penal. O cargo requer nível superior em diversas áreas. No último concurso de 2012, foram ofertadas vagas para 13 áreas diferentes: ciências contábeis, ciências econômicas, diversas áreas de engenharia, dentre outras. Para conferir o último edital, clique aqui.

 

3. Escrivão – a atribuição principal do escrivão é dar cumprimento às formalidades processuais, lavrar termos, autos e mandados. Exige-se para esse cargo qualquer formação de nível superior.Para conferir o último edital, clique aqui.

 

4. Agente – ao agente compete com prioridade executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais. Exige-se para esse cargo qualquer formação de nível superior. Para conferir o último edital, clique aqui.

 

5. Papiloscopista – em síntese, o papiloscopista deve executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os trabalhos papiloscópicos de coleta. Exige-se para esse cargo qualquer formação de nível superior. Para conferir o último edital, clique aqui.

 

Como você pode conferir, cada uma das carreiras possuem atribuições próprias e critérios de ingresso específicos. Nos editais disponibilizados nos links acima você poderá conferir todos os requisitos exigidos nos últimos concursos da carreira.

 

Remuneração

 

Segundo a Tabela de Remunerações dos Servidores Públicos Federais divulgada pelo Ministério do Planejamento válida para o exercício do ano 2017, estes são os valores remuneratórios para cada um dos cargos:

polícia federal

Como você pode perceber, é uma remuneração bem superior ao pago na iniciativa privada para quem tem nível superior. E o mais interessante, você pode ter acabado de sair da faculdade e já ganhar esse valor. Já pensou nisso?

 

E mais, a carreira ainda receberá um bom reajuste até 2019 conforme a lei 11.358/2006:

 

polícia federal

 

Imagine você, formado em qualquer curso superior reconhecido pelo MEC, sendo aprovado em um dos concursos da Polícia Federal? Conseguiu imaginar como seria sua vida?

 

Pois é, tem um camarada aqui que pode dizer para você como é a vida dele hoje depois de ser aprovado no último concurso da Polícia Federal. Esse cara é o Luan. Você conhece a história dele? Se não, sugiro que dê uma pausa agora na leitura desse artigo e veja o vídeo abaixo:

 

 

E aí? O que achou? Comenta lá em baixo o que você achou dessa história linda de superação e vitória.

Perspectivas para o próximo concurso da PF

 

Desde 2014, a Polícia Federal não precisa mais de autorização do Ministério do Planejamento para fazer seus concursos. Isso porque o Decreto 8.326/2014 que alterou o Decreto 6.944/2009, concedeu autonomia para o próprio Diretor-Geral da Polícia Federal.

 

Segundo as últimas informações do Protocolo Integrado do Governo Federal, o processo acerca do novo concurso da Polícia Federal teve andamento no dia 17/10/2017. Veja na imagem a seguir:

polícia federal

 

Sabe o que significa? Que a qualquer momento teremos a publicação do novo edital. Estão previstas 1758 vagas distribuídas entre os cargos: 600 vagas para Agente, 600 para escrivão, 491 para Delegado e 67 para Perito.

 

Será uma chance incrível para quem deseja realizar esse sonho! E por falar em sonho, veja o que o meu querido aluno John me falou no dia da sua formatura na Polícia Federal:

 

E aí? É emocionante ou não é? Não é possível que alguém possa desistir do seu sonho!!!

 

Se você sonha em ser Policial Federal, está chegando a hora de você realiza-lo. Segundo as informações que compartilhei aqui, é muito provável que esse concurso saia em 2018. Eu particularmente acredito nisso.

 

Uma coisa é fato! Independentemente de quando saia o edital, quanto antes você iniciar os seus estudos, mais chance terá de ser aprovado no próximo concurso!

 

Foi por isso que montei a Primeira Turma de Elite para o concurso da Polícia Federal. Esse é sem dúvidas o melhor projeto que já montei no Brasil. E olha que já montei grandes projetos para esse concurso. Desde 2012 acompanho alunos por todo o país na realização do seu sonho de ser policial federal.

 

Mas agora, acompanharei com todos os recursos que eu acredito fazerem diferença para os alunos. Quer saber como se preparar de forma eficiente?

Como passar no concurso da Polícia Federal?

 

Toda minha experiência de mais de 10 anos me fez desenvolver diversas técnicas que podem ajudá-lo a ser aprovado no próximo concurso da PF.

 

Se você está iniciando os estudos agora, a melhor dica que eu posso te dar é: faça um CURSO PREPARATÓRIO. Por que digo isso? Porque em um curso preparatório você descobrirá o caminho mais rápido para ser aprovado.

 

Os professores te ensinarão apenas o que cai na prova ajudando-o a não perder tempo com o estudo de coisas inúteis.

 

Outra dica fundamental: faça muitos EXERCÍCIOS! Quanto mais exercícios você fizer, mais chance terá de ser aprovado. Os exercícios são uma ótima alavanca na sua preparação. Eles te ajudarão a ter uma melhor performance.

 

No EAGLE COACHING, um curso de Alta Performance que montei, costumo dizer que os exercícios são uma forma qualificada de repetição e a repetição te leva a perfeição. Por isso não existe forma melhor de se obter um desempenho incrível na prova do que fazendo muitos exercícios!!!!

 

Tenha um MATERIAL de estudos objetivo! Essa dica é essencial para quem deseja ter uma ótima produtividade nos estudos. Muito material gera perca do foco! Quando você tem um material só, sua chance de retenção do conteúdo aumenta e o resultado aparece.

 

Outra dica que pode te diferenciar dos demais candidatos são os SIMULADOS!!! Faça simulados periodicamente para testar seus conhecimentos e sua aptidão para a prova. Quem faz mais simulados acaba tendo uma auto-percepção mais aguçada. Será mais fácil descobrir quais são as falhas que devem ser corrigidas na preparação.

 

Com essas dicas fodarásticas, eu tenho certeza que suas chances de ser aprovado no próximo concurso serão imensas.

 

Tudo que te falei aqui, você pode conferir nesse vídeo que fiz recentemente no Workshop de Carreiras Policiais.

 

E se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco por AQUI ou direto no nosso site de CURSOSAproveite para conhecer o nosso curso de Carreiras Policiais Federais:

MATRICULE-SE AQUI

polícia federal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *