Falta de tempo: como superar esse desafio?

FALTA DE TEMPO

Sem dúvidas, um dos maiores desafios dos concurseiros é a falta de tempo. Mas será mesmo que nos falta tempo?

Neste artigo, quero mostrar porque esse é um grande desafio para todos e como você deve lidar com esse problema  Se você também sofre com a falta de tempo, então esta postagem é para você!

FALTA DE TEMPO NÃO É FALTA DE TEMPO

A primeira ideia que precisamos desconstruir é essa da falta de tempo, por um motivo muito simples e óbvio. Não existe isso de falta de tempo. Todos quando acordamos recebemos a mesma porção de tempo do Universo, 24 horas.

Se temos 24 horas todos os dias, então ninguém pode reclamar da falta de tempo.

A questão central passa a ser então:

COMO VOCÊ UTILIZA AS SUAS 24 HORAS TODOS OS DIAS?

A forma como você utiliza o seu tempo é que determina a sua capacidade de realizar grandes obras. Isso explica por que algumas pessoas fazem em 24 horas coisas maravilhosas enquanto que outras não saem do lugar.

FALTA DE TEMPO É FALTA DE PRIORIDADE

Se todo mundo recebe a mesma porção de tempo, o que distigue um ser humano realizado de outro que não sabe aproveitar bem o tempo que tem? O que ocorre na verdade é que as pessoas possuem uma grande dificuldade para estabelecer prioridades.

Falta de tempo é simplesmente isso, falta de prioridade. Quando somos incapazes de estabelecer prioridades a sensação é sempre a de que o tempo é insuficiente para fazermos tudo que o mundo exige de nós.

É nesse momento que tudo começa a desabar. Quanto mais coisas você faz, mais coisas aparecem e tudo parece acumular sem que você perceba. Quando isso acontece, é natural que as pessoas se sintam paralisadas, sem conseguir sair do lugar.

É hora de parar tudo como está e se dedicar a organização. Aqui vai alguns passos para que sua organização saia da teoria e se transforme em prática.

1. Tire tudo da cabeça

Um dos primeiros passos que você pode adotar para se tornar mais produtivo é tirar tudo da cabeça e colocar em um papel ou organizador de tarefas. Parece brincadeira, mas quando você faz isso, fica mais fácil enxergar todas as suas atividades.

Eu tenho um Bullet Journal. Vou colocar o link AQUI para você aprender mais um pouco sobre essa ferramenta. Inclusive eu ensino a galera do Eagle Coaching a montar um bem top!!! Foi a ferramenta de organização que mais se adequou a minha rotina que é muito dinâmica.

Coloque tudo que você tem que fazer, desde estudar até ir no mercado para sua esposa. Ao colocar tudo no papel, você conseguirá aliviar sua mente dessas atividades e o ajudará a enxergar quais devem ser suas prioridades.

2. Estabeleça as suas prioridades

A segunda coisa que você deve fazer é estabelecer as suas prioridades. Defina suas prioridades a curto, médio e longo prazo. Para que essa atividade funcione é muito importante você saber para onde está indo! Qual o seu principal objetivo?

De tudo que você deseja fazer, o que você deseja mais? O que mais te aproxima dos seus objetivos principais? Respondendo a essas perguntas já será possível estabelecer algumas prioridades.

Uma sacada que sempre faz muito diferença na minha vida:

Faça primeiro aquilo que poderá impactar de forma mais positiva as outras atividades que você deseja realizar.

Por exemplo: eu quero viajar mais.

O que você pode fazer que possibilitará viajar mais? Estudar… você estuda, passa em um concurso e viaja muito mais do que hoje!!!

Entendeu como funciona o estabelecimento de prioridades? É isso que trabalhamos no módulo de Hiperprodutividade do Eagle Coaching.

3. Siga o que estabeleceu

É muito fácil planejar e geralmente os concurseiros planejam seus estudos de uma forma muito eficiente. O problema mesmo é executar o que foi estabelecido, colocar em prática, tirar do papel.

A ação sempre foi e sempre será o motor da vida de qualquer ser humano. Nenhuma boa ideia guardada na cabeça transformou a vida de uma pessoa. Boas ideias devem ser colocadas em prática.

Todo dia alguém me procura pedindo para montar um plano de estudos. Eu monto o plano mas depois de um tempo a pessoa me procura dizendo: não consigo seguir o plano de estudos.

Então o problema não é ter um plano de estudos, é seguir o plano de estudos e isso não tem nada a ver com o plano, tem mais a ver com a capacidade de agir. E o que impede alguém de agir? Procrastinação, preguiça, falta de vontade, falta de disciplina, falta de foco….

Esses problemas que citei não tem nada a ver com estudo, tem a ver com a própria pessoa.

Por este motivo eu organizei o Eagle Coaching em duas fases: uma pessoal e outra direcionada aos estudos.

Porque a vida pessoal impacta diretamente a vida do concurseiro. Geralmente quem procrastina na vida, procrastina nos estudos. Geralmente quem não tem disciplina na vida também não tem nos estudos.

É por isso que o cara fica tentando resolver o problema nos estudos quando na verdade o que ele precisa é mudar a sua forma de pensar.

AINDA DÁ PARA MUDAR

Você pode mudar tudo isso na hora que quiser. Basta tomar uma decisão e seguir ela com toda a sua força. Então se você quer organizar melhor sua vida, comece hoje seguindo essas dicas aqui que farão diferença.

Se não sabe como fazer, eu posso te ajudar. Entre para a lista de espera da próxima turma do Eagle Coaching, um curso preparado especialmente para quem busca Alta Performance nos estudos! Para colocar seu nome na lista de espera da próxima turma, clique aqui em baixo:

falta de tempo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *